terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Experiência com o UCA na turminha de 2º ano

As professoras Glória, Elígina, Wirla e Valtília nos presentearam com um slide em que apresentam uma experiência exitosa com o laptop, trabalharam o tema "A Origem dos Símbolos Natalinos "  e os alunos produziram cartões de Natal.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Apresentação de experiências

Atualmente leciono em turmas de 1º ano e além das experiências que anteriormente postei, existem outras que gostaria de compartilhar com professores que atuam, sobretudo, nesta série e que estejam interessados. No programa do "nosso" laptop educacional existem jogos educativos muito interessantes para alunos das séries iniciais que estão aprendendo a ler e escrever, ajuda a aprender a localizar as teclas em digitação para crianças e pode ser encontrado no edusyst. É possível escolher entre o alfabeto ou palavras curtas, médias e grandes nos níveis fácil, médio e difícil;Cada letra das palavras vêm caindo dentro de peixinhos que serão comidos logo abaixo por um pinguim, se o aluno conseguir digitar todas as letras da palavras corretamente e a tempo. Se não conseguir o pinguim perde de comer e eles caem no solo. O jogo acaba quando caem uma certa quantidade de palavras ou letras. O aluno pode treinar leitura de palavras e aprender a digitar brincando.
Neste mesmo programa e nos mesmos moldes existe jogos matemáticos nos quais entre outras coisas, podem aprender principalmente as quatro operações: é possível selecionar a operação desejada, as continhas também caem, devem calcular e encontrar a resposta mentalmente e rápido, então digita-se o resuldado no teclado numérico, tecla enter e o pinguim atira destruindo a continha. Quando ele atira faz um barulhinho que os alunos gostam de ouvir (tipo guerra nas estrelas), além disso ninguém quer deixar cair no chão então, ficam ansiosos para acertar e sem perceber estão estudando bastante se divertindo.
Os alunos gostam muito de jogos e em computadores e estas são opções que permitem que joguem mas, unindo ao útil que é aprender mais sobre o laptop,matemática, ler e escrever.
Na internet também é possível encontrar vários jogos educacionais,como no smartkids, porém, nem sempre é possível utilizar pois, depende do sinal de acesso que muitas vezes não está acessível. E os jogos que estão no programa são mais fáceis de utilizar.
No tux também tem uma ótima opção de atividade para este momento natalino, que é o carimbo da árvore de natal que o aluno pode enfeitar da forma como quiser com as varias opções disponiveis entre enfeites, caixas de presentes, cores, etc. É uma atividade diferente na qual poder usar sua criatividade, enquanto aprendem a manusear o netbook.
Com a internet ativa também é possível acessar o site leãozinho.receita.fazenda.gov.br, que é ótimo para trabalhar educação fiscal, inclusive é sugerido pelo Programa. Acessem vocês vão adorar passear pela cidade do leãozinho, tem a escola, o cineteatro, jogos educacionais divertidos, músicas para cantar e muito mais tudo com animação do leaozinho. Meus alunos riram muito se divertindo e aprendendo.
No momento são as sugestões das experiências que vivenciei com meus alunos, espero honestamente que sejam boas referências de novidades para alguém.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto - Animais em extinção

Animais em extinção

Professores: Maria da Glória, Valtília, Wirla e Maria Elígena

Escola: Mariana da Silva Oliveira

Disciplinas: português, matemática, ciências, história e geografia.

Série: 2º ano              turmas: 103, 104, 302 e 303

Duração: Aproximadamente, quatro semanas

TEMA:

Animais em extinção

DISCIPLINAS:

 Português, matemática, ciências, história e geografia

OBJETIVOS:

Obter informações sobre os animais em extinção, a partir da leitura de texto e pesquisas na internet;

Ouvir a leitura frequente de textos expositivos feita pelo professor para identificar informações relacionadas a um tema tratado.

Antecipar informações a partir do título de um texto e elaborar hipóteses sobre o assunto.

Desenvolver comportamentos relacionados à leitura direcionada para o estudo de um tema: ler, reler, grifar trechos importantes e anotar informações relevantes.

Ampliar seus conhecimentos sobre a linguagem dos textos de divulgação científica.

Aprender a selecionar informações relevantes em um texto.

Reapresentar informações provenientes dos textos estudados, recorrendo a consultas de anotações pessoais.

Reler um fragmento já lido para verificar se compreendeu corretamente.

Discutir com outros leitores, sob orientação do professor, as interpretações geradas por uma leitura.


AÇÕES:

Ouvir com os alunos a música “Mico-Leão-Dourado” do CD “Brasileirinhos – músicas para os bichos do Brasil”, de Paulo Bira.

Despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelo tema dos animais que fazem parte da fauna brasileira.

Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o mico-leão-dourado e sua relação com a fauna brasileira.

Propor que os alunos realizem uma pesquisa na internet sobre o tema estudado, observando as informações desconhecidas sobre o assunto tratado.

Ler o texto em voz alta e solicitar que os alunos acompanhem, verificando se há outras informações que ainda necessitam ser grifadas.

Apresentar, caso haja na biblioteca da escola, livros que contemplem informações sobre a temática dos animais.

Informar aos alunos que a preocupação com a preservação da vida dos animais tem levado muitas pessoas (ecologistas, pesquisadores, escritores, músicos) a escreverem sobre isso com a intenção de conscientizar a população, de alguma maneira, sobre a responsabilidade de todos nessa causa. ( usar o UCA para fazer as anotações )

Partir desse contexto para dizer que essa é também uma preocupação da própria escola e para tanto foi pensando que seria muito importante o aluno pesquisarem, estudarem e conhecerem mais sobre o assunto para então, ajudar a defender essa causa: a importância de se preservar a vida dos animais.

Apresentar para os alunos, em uma cartolina ou papel madeira, os objetivos e etapas da sequência de atividades “Animais em extinção” e em seguida pedir para que registrem no netbook.

Informá-los que, ao final da sequência, irão produzir um mural na escola a fim de compartilhar com outras pessoas, informações importantes sobre os animais da fauna brasileira que correm o risco de desaparecer.


ATITUDES:

Encaminhar com os alunos a leitura do texto em duplas, para que façam anotações no netbook que considerarem mais importantes para a confecção do mural sobre os animais em extinção.

Socializar as informações selecionadas pelos alunos, com as devidas justificativas e registrá-las no UCA e no papel madeira.

Reler o texto para os alunos para que verifiquem se fizeram todas as anotações necessárias, compreendendo que este também é um importante procedimento de estudo.

Retomar com os alunos o conjunto de informações produzido na aula anterior a partir da leitura do texto: “Para saber mais: a maior extinção da história da terra”.

Orientar os alunos para que identifiquem o problema da extinção como o assunto principal do texto e levantar os seguintes questionamentos: O que quer dizer a palavra “extinção”? Onde vocês já ouviram ou leram essa palavra? Por que tantas espécies estão em extinção? Qual tipo de extinção os programas na TV, revistas, jornais, nos apresentam normalmente?

Após dialogar com os alunos, solicitar que elaborem uma lista dos animais que possivelmente estejam correndo o risco de extinção. ( usar o UCA )

Registrar a lista em um cartaz e deixar fixado na parede ou mural da sala.

Ler para os alunos o texto “Lista dos animais em extinção no Brasil”  do site: http://www.alienado.net/lista-dos-animais-em-extincao-no-brasil/.

Solicitar que verifiquem se, a partir da leitura do texto, é necessária alguma alteração na lista dos animais que correm risco de serem extintos: se consideram importante acrescentar, retirar ou substituir alguns dos nomes levantados previamente.

Elaborar, coletivamente, um roteiro sobre quais informações seria importante investigar a respeito desses animais em extinção.

Informar que farão a leitura de mais um texto que traz informações sobre o problema dos animais que sofrem riscos de extinção no Brasil.

Dizer que, dessa vez, a leitura será feita em conjunto, de modo colaborativo.

Disponibilizar uma cópia do texto para cada aluno.

Explicar para os alunos que farão a leitura por parágrafos, sublinhando com um marcador grifa-texto, caneta ou lápis de cor, as informações relevantes e aquelas que possam gerar dúvidas.

Durante a leitura, orientar os alunos para que exponham suas dúvidas e peçam ajuda também dos colegas do grupo para esclarecê-las, apoiando-se no texto.

Propor que, em duplas, elaborem um resumo apoiando-se nas informações grifadas em cada parágrafo.

Possibilitar que cada dupla leia o resumo elaborado.

Disponibilizar para cada dupla um texto informativo sobre um determinado animal em extinção para que possam realizar uma leitura a fim de ampliar seus conhecimentos sobre cada animal.

Apresentar o modelo de ficha informativa que deverá ser preenchida por cada dupla, a partir da leitura do texto.

Informar que essa ficha irá compor um mural informativo sobre animais em extinção com o objetivo de disponibilizar para outras pessoas da escola, informações sobre o assunto.

Ao finalizar, solicitar que releiam novamente a ficha preenchida a fim de checar todas as informações ali registradas.

Auxiliar as duplas na revisão do texto de modo que seja possível sua publicação no mural da escola.

Produzir com o grupo de alunos, o mural informativo divulgando as fichas informativas preenchidas.

RESULTADOS:
                                                       

Em outras situações, os alunos não manuseavam computadores para a pesquisa na escola e assim não se via o esforço dos mesmos, o desempenho e o desenrolar do projeto. Com o uso do netbook na sala de aula eles sentem mais prazer na realização das atividades e podem até descobrir novas informações. Eles poderam assistir alguns vídeos com os animais e seu habitat e conhecer outros animais que não tinham visto ainda. Nossas expectativas foram atingidas, pois acima de tudo vimos o brilho nos olhos dos alunos no desenvolvimento das atividades.

Relato de Experiências

Desenvolver atividades partindo do trabalho com os nets é encantador, porque o envolvimento por parte dos alunos é total, tanto na pesquisa proposta quanto na integração com os demais colegas no auxilio mútuo, não estou particularmente com uma turma especifica, porém pude participar desses momentos, juntamente com a professora Janaina Vale Brito e  em várias situações na sala de aula e no refeitório da escola . que por ser um ambiente arejado é propício para desenvolver atividades com o net. A participação de todos os alunos é gratificante e também a forma como eles se dispõem no espaço, a impressão que dá é que eles sentem-se livres com a expressão de felicidade no olhar. Trabalhar dessa forma torna-se prazeiroso tanto para o aluno como para o professor. Foi uma experiência muito boa.



Projeto - 3ºs anos - Escola Mariana da Silva Oliveira

 TITULO DO PROJETO: Higiene e Saúde

Professora:
Elizete Costa Santos
Luciane Neves da Silva
Cecília Monteiro

Escola: Mariana da Silva Oliveira

Disciplina: Ciências

Turma: 3 ano                                                      

Duração prevista para o projeto: uma semana

1       Tema do projeto: Higiene e Saúde

2       Disciplinas: Português matemática e ciências

3       Objetivos: Informar sobre a importância e a necessidade de ter uma boa higiene.

.Ensinar como se pode ter uma boa higiene;

. Aquisição de noção fundamental sobre a higiene em nossa vida.

. Aquisição do conhecimento sobre prevenção de doenças.

. Desenvolvimento da criatividade.

.Desenvolvimento das atividades lúdicas.

4       Ações: Leitura de textos informativos e poesia;

. Elaboração de combinados de higiene;

. Roda de conversa sobre a importância da higiene em nossa vida.

. Confecção de álbuns sobre as regras básicas de higiene;

. Recorte e colagem de gravura referente a higiene;

. Seleção de rótulos de produtos usados para a limpeza, para jogos, quebra cabeça e domino;

.Musicas relacionada ao tema;

.Produção de texto;

. Pesquisa de preços de matérias de limpeza e comparação de preços;

.Elabora cartazes com as praticas de higiene;

5       Atitudes: Serão desenvolvidas atitudes sobre: como ter uma boa higiene do corpo, como manter a higiene e respeitar seus colegas.

6       Resultados: Durante a realização do projeto

terça-feira, 13 de dezembro de 2011


PROJETO RECICLANDO VIDAS

Professor: Eder Luiz Reis da Silva

Escola: Mariana da Silva Oliveira

Disciplina: Ciências Naturais

Turma/classe: 4º ano

Duração prevista para o projeto: dois meses


1.      Tema

Conservando o meio ambiente de forma consciente.

2.      Disciplinas

Ciências Naturais

3.      Objetivos

  • Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo;
  • Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano;
  • Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;
  • Produzir e divulgar cartazes para conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
4.      Ações

·         Utilizar o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo e afaste as carteiras da sala de aula. Assistir a um vídeo com a turma, utilizando os laptops do Projeto UCA conectado à internet, acessando o site:


·         Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o conhecimento deles sobre reduzir, reciclar e reutilizar.

·         Propor uma pesquisa na internet de um texto informativo, acessando o site:


Pois, agora são os quatro R: reduzir; reutilizar; reciclar e repensar.

·         Em seguida, organize os alunos em grupos e oriente-os a construírem uma lista com atitudes que podem salvar o planeta.

·         Em seguida, utilizando a imaginação dos alunos proponha que ilustrem essas atitudes.

·         Propor que realizem a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluídos os desenhos, imprima-os e exponha no mural da sala de aula.

·         Apresentar de forma criativa o cartaz “Conheça os materiais recicláveis”, acessando o site:


·         Logo após, explore as informações contidas no cartaz fazendo uma leitura dos tipos de materiais que colocamos em cada latão.

·         Depois dessa conversa, acesse o site sugerido, para que assistam ao vídeo “É tempo de Reciclar”:


·         Organizar com os alunos um roteiro de perguntas para a realização de uma entrevista com os seus pais e familiares. Segue abaixo o modelo:

Nome do entrevistado:___________________

Grau de parentesco:_____________________

1 - Em sua casa são reutilizados alimentos e embalagens? Como?

2 - Por que é importante reduzir o uso de produtos descartáveis no nosso dia a dia?

3 - O que você faz para reduzir o lixo em sua casa?

4 - Você sabe o que acontece com o lixo recolhido em sua casa? Será que ele é reaproveitado de alguma forma?

5 - Quais atitudes você pode adotar com o seu lixo em sua casa, para ajudar a preservar o meio ambiente?

6 - Em sua casa é feita a separação do lixo reciclável? Como?

7 - Os quatro R são: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Existe algum “R” que você acrescentaria? Qual?

8 - O que você diria para convencer uma pessoa que não tem o costume de separar o lixo doméstico a mudar de atitude?

·         Utilizar o espaço da “rodinha” para que os alunos se sintam à vontade para socializarem as entrevistas dos seus familiares. Em seguida, conversar com os mesmos, sobre as atitudes dos seus familiares com relação ao lixo produzido em suas casas.

·         Pesquisar sobre quais os materiais podem ser reciclados. Para isso, devem utilizar os sites:





·         Orientar os alunos para que em pequenos grupos, elaborem cartazes para a conscientização dos colegas, sobre o tempo que dura à decomposição de alguns materiais na natureza.

·         Para isso acesse o site:



5.      Atitudes

·         Reduzir; reutilizar; reciclar e repensar o lixo;

·         Conscientização de como agir para preservar o meio ambiente;

·         Separação seletiva do lixo.

6.      Resultados

O projeto foi executado com êxito uma vez que os alunos conseguiram desenvolver as ações propostas de fora satisfatórias.

7.      Anexo





Relato de Experiências

Relato de Experiências

Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariana da Silva Oliveira

Série: 3º ano

Professoras:

Elizete da Costa Santos

Luciane da Silva Neves

Disciplina envolvida: Ciências



Desenvolvemos esta atividade com os alunos do 3º ano, turma 106, manhã, com a faixa etária de 8 a 9 anos de idade.

Trabalhamos com a disciplina de ciências, o conteúdo eram os órgãos dos sentidos. Fizemos pesquisas e leituras na internet com os alunos, com o objetivo de que os alunos conhecessem ainda mais dos órgãos e sentidos, suas funções e suas curiosidades.

Nesse momento utilizamos apenas o a internet para fazer as buscas necessárias, a intenção da aula era, fazer com que os alunos buscassem novas informações, para tanto só foi necessário o uso da internet.

A participação dos alunos foi positiva, já que todos presentes se envolveram com a atividade proposta.

Pontos negativos: Alguns netbooks deram problema quanto a entrar na internet e entrar no sistema.

Projeto Animais

PROJETO
ANIMAIS

Professora: Ivaneide Rodrigues da Silva Machado
Escola: Mariana da Silva Oliveira
Disciplina: Ciências, Português, Matemática, Artes, História, Geografia, Religião e Educação Física
Turma: 1º ano 101 e 301
Duração: 6 semanas

1 – TEMA
Neste ano letivo trabalhamos uma sequência didática sobre animais, porém, não contemplou todas as ações previstas aqui neste projeto que é mais amplo abordando muitas questões que não desenvolvemos na ocasião da sequência. Naquele momento, desenvolvemos várias atividades envolvendo leitura, escrita, rodas de conversa, fichas técnicas, leitura de textos pelo professor, todas relacionadas ao tema, entre outras, e no final proporcionamos uma visita ao Parque Chico Mendes, ponto turístico e cultural da cidade de Rio Branco, que possui uma extensa área verde com animais para serem visitados por curiosos interessados.

2 – DISCIPLINAS
Na disciplina de ciências trabalhamos os animais, em si mesmos, sua alimentação, características, grupos, atc; em português trabalhamos a oralidade em rodas de conversa, incentivamos a questão de ouvir com atenção, se expressar se manifestando por meio das falas, atividades de leitura e escrita, nas fichas técnicas desenvolvemos a matemática com números, altura dos animais, peso, tamanho; em geografia destacando principalmente o habitat de cada um dos animais, a importância da preservação das espécies para a conservação do meio ambiente em que vivemos; em história destacamos em que contexto ocorreram e continuam ocorrendo a extinção de várias espécies de animais; em religião destacamos a Arca de Noé personagem bíblico que construiu uma grande arca a mando de Deus para salvar casais das espécies da terra que seria destruída por uma grande inundação causada por chuvas, por está consumida pelo pecado e assim iniciar um novo mundo diferente e melhor procriando respectivamente suas espécies; em artes desenhando a representação de algumas espécies de animais e colorindo outros observando suas características, produzindo sons que os animais fazem e por fim, em educação física com brincadeiras de expressões físicas através da imitação dos gestos e movimentos de vários animais.
Utilizamos tecnologias digitais em vários momentos como: em pesquisas para visualizar imagens de diferentes espécies, lista de animais atualmente em extinção, jogos educativos, curiosidades dos alunos. Portanto, podemos dizer que todas as disciplinas envolvidas são abordadas utilizando as tecnologias digitais.



3 – OBJETIVOS:
- Compreender que os animais são seres vivos
- Reconhecer algumas das principais características dos animais
- Distinguir os diferentes ambientes onde vivem os animais
- Classificar os animais em terrestres e aquáticos
- Conhecer as formas de locomoção dos animais
- Compreender e classificar os animais de acordo com sua alimentação em onívoro, carnívoro e herbívoro
- Reconhecer a importância dos animais para o meio ambiente
- Reconhecer a importância da preservação das espécies
- Desenvolver a compreensão leitora por meio de texto expositivo
- Analisar e selecionar informações contidas no texto
- Desenvolver a capacidade de síntese
- Produzir um texto a partir de um texto expositivo
Até o presente momento os objetivos previstos estão sendo atingidos do ponto de vista conceitual, sobretudo para os que freqüentam assiduamente as aulas, porém, espera-se que desenvolvam também atitudes que nem sempre ocorre. Isso fica mais evidente quando os alunos capturam um animal pequeno (inseto) como borboletas, besouros, pássaros, entre outros e não têm o devido cuidado, chegando às vezes até a pisá-los propositalmente, matando-os.

4 – AÇÕES
Foram realizadas diversas ações no decorrer do desenvolvimento das aulas, como: disponibilizar aos alunos vários textos de diferentes gêneros textuais abordando questões relativas ao tema, acompanhadas de atividades muitas delas lúdicas para ajudar na compreensão da proposta, como pesquisas na internet de imagens de animais, curiosidades dos alunos, jogos; atividades de leitura e escrita no livro didático, outras digitadas com imagens escaneadas e impressas em computador, uma para cada aluno; atividades de movimento com o corpo imitando os animais com gestos e sons que produzem, estas aliás são preferidas pelos alunos de 6 anos; na visita ao parque os alunos têm oportunidade de registrar os momentos com os animais por meio de webcam com seus netbooks, filmar, fotografar. Nessas últimas os alunos que ainda não conseguem "dominar" a máquina manifstam dificuldades necessitando de atenção maior, porém é possível desenvolver solicitando ajuda dos colegas para atuarem como monitores. Sem essa ajuda e os netbooks seria muito difícil fazer com que todos registrassem os momentos.

5 – ATITUDES
Com o desenvolvimento desse projeto os alunos podem aprendem a respeitar e valorizar mais os animais, pois, passam a conhecer suas especificidades, necessidades e importância para o meio em que vivemos. Durante a visita ao Parque Chico Mendes, os alunos respeitaram algumas das normas de visita como, não jogar lixo no chão, não alimentar os animais, porém, falavam muito e em tons altos deixando os animais agitados e extressados, desrespeitando as necessidades destes. É necessário que as famílias continuem também acompanhando, incentivando, motivando, apoiando e cobrando para que coloquem em prática o que aprenderam na escola e nem sempre isso acontece enfraquecendo o nosso trabalho.

6 – RESULTADOS
Os resultados são alunos mais concientes da sua condição de cidadão que deve cuidar e proteger o meio ambiente sob pena de sofrer as consequências de um mundo sem fauna. Muitos alunos se envolvem, se empenham, se dedicam e se comprometem com os temas propostos em estudo na escola, porém outros não atentam para a devida importancia relegando e deixando para outros sua responsabilidade. Se torna necessário, porquanto persistir, na esperança que o quanto antes percebam e reconheçam sua obrigaçao.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Encerrando as atividades do Módulo 3b - Gestores





Nos dias 22 e 23 de novembro,  formadora,  equipe gestora e professores da escola Mariana de Oliveira se reuniram, com o objetivo de encerrar mais uma etapa do curso Formação Brasil Acre - UCA, concluímos as atividades do módulo 3 - parte "b" (Gestores).







Relato Experiências

Escola Mariana da Silva Oliveira
Professora: Cecília Monteiro de Araújo
Série: 3º ano – turma: 105 – manhã
Aula de Ciências: Os órgãos dos sentidos


Durante o 3º bimestre, na disciplina de ciências, dentre os vários conteúdos propostos, estudamos também os órgãos dos sentidos. Ao final deste conteúdo fizemos em sala de aula o uso dos laptops educacionais para realizarmos pesquisas na internet de curiosidades sobre o conteúdo abordado. Os alunos pesquisaram também imagens dos órgãos dos sentidos.
Tivemos problemas de conexão com a internet, por isso, alguns alunos não conseguiram acessar e tiveram que se juntar com outros colegas para realizar a atividade. Contudo, a participação na aula foi positiva, já que os alunos se mostraram envolvidos e empenhados nas tarefas. O uso do laptop para acessar e realizar pesquisas na internet tem sido um recurso de grande ajuda. Para uma aprendizagem mais satisfatória. Pretendo continuar utilizando e aperfeiçoando minha prática de ensino com essas tecnologias.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Relato de Experiências

Relato de Experiências

Olá Pessoal,



Estou na escola Mariana da Silva Oliveira, desde Abril de 2010. E assumi a coordenação pedagógica, no mês de agosto de 2011. Desde então, tive que conduzir, analisar e auxiliar nos trabalhos com o projeto UCA. Desde então, pude perceber, o quanto os professores estão aptos a transformação, partindo do ponto de vista de que não estamos prontos e acabados, e sim em transformação. O mais interessante é que me surpreendi com a capacidade de aprendizagem e interesse de alguns professores, em especial a professora Valtília, a qual não mediu esforços para dar conta das atividades propostas pela nossa tutora Lucilene Amorim.
Temos que estar sempre disponíveis a aprender, preparados para a transformação que ocorre ao ambiente que nos cerca, e junto com esta transformação seja ela, social, econômica ou digital, nós professores temos a missão de avançar juntos, buscar a aprender, para poder chegar até aos nossos alunos.
No mundo globalizado em que vivemos, disputamos a atenção dos alunos, com a tv, o computador, o celular (que a cada dia está mais equipado), vídeo games, dentre outros. E porque não utilizarmos destas tecnologias para promover a aprendizagem?
Logo para que isto aconteça, nós professores, que nascemos em uma outra situação social-global, temos que buscar, pois existe esta necessidade. Além de fazermos a utilização das TICs, temos a missão de inserir nossos alunos neste contexto, onde só avança quem tem domínio das tecnologias.
A maioria dos professores, apesar da falta tempo, está buscando se interar neste processo, porém, a maioria não é o suficiente, o nosso desejo é de que todos possam participar desta transformação, para que caminhemos todos juntos e com o mesmo foco que é a melhoria na qualidade da educação.


Abraço a todos!


Elivan Dias

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Relato de experiência



Sou Valtília Gomes, trabalho na Escola Mariana da Silva Oliveira, com alunos do segundo  ano do Ciclo Inicial, de 07 a 09 anos. Como já havia trabalhado com a turma textos instrucionais- receita culinária, resolvi  fazer uma revisão do texto salada de frutas, com objetivo de enfocar as quantidades dos ingredientes que usariam na salada. Então, além, de digitarem o texto, eles trabalharam com quantidades/ medidas, no momento em que estavam escrevendo 24 laranjas, 5 mamões, 5 abacates..., como mediadora, desafiava a turma com minha indagações: será que não são muitas laranjas? E quantas dezenas vale este  número? E quantas dúzias? Percebo que tanto os alunos, quanto eu estamos aprendendo trabalhar com o laptop. Ele  é uma ferramenta que contribui na a aprendizagem dos alunos, deixando os mais motivados a participarem das aulas. Foi um desafio para mim, e ao mesmo tempo uma satisfação em cumprir com mais uma atividade planejada  e executada com os laptops.

Abraço: Valtília

sábado, 12 de novembro de 2011

Apresentação no Simpósio - UFAC

Caros colegas,

Ontem, sexta-feira, eu (Lucilene Acácio) e Lucilene Amorim apresentamos o nosso Artigo no Simpósio da UFAC. O Artigo tem como título O impacto das tecnologias digitais na formação continuada do professor. O que nos impulsionou a escrever esse artigo foi a nossa convivência com vocês (professores da Escola Mariana da Silva Oliveira). Ouvindo as dúvidas, as angústias, os medos, as incertezas e também as soluções e buscas de acertos de cada um, mobilizadas pela certeza que temos do sucesso de cada um de vocês.
Para sistematizar e ter elementos organizados para escrever fizemos uma pequena entrevista que foi respondida por um número significativo de colegas e que deu subsídio para nosso trabalho. Aliás, queremos aqui agradecer de forma muito especial aos professores que mesmo extremamente atarefados dedicaram uma tempo precioso para responder ao instrumento, vai o nosso MUITO OBRIGADA!
Então, voltando ao artigo: no artigo discutimos esses medos, angústias e incertezas, mas também as soluções que cada um está encontrando para aprender a aprender e construir seu modelo de trabalhar com o laptop na sala de aula, de acordo com as suas necessidades e conhecimentos disponíveis.
Apontamos alguns aspectos importantes como o investimento na formação continuada e a necessidade de tomarmos conhecimento das nossas necessidades de aprendizagens. Somos desafiados a ensinar de um jeito que não aprendemos, não fomos alunos nesse contexto de tecnologias, somos imigrantes digitais (PRENSKY) ou refugiados digitais(esse aprendi no Simpósio, não está no texto ainda rsrs).
Daí termos um grande desafio, mas ao mesmo tempo, é muito sabermos que podemos aprender sempre! Em breve disponibilizaremos nosso texto, se tiver oportunidade poderemos apresentar pra todos vocês, da mesma forma que fizemos no simpósio. Estamos a disposição!

Um grande abraço a todos!


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mapa Conceitual - Projetos de Aprendizagens - PAs

Este mapa conceitual foi elaborado a partir do texto, Projetos de Aprendizagens, disponível no ambiente colaborativo de aprendizagens da plataforma e-proinfo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Relato de Experiência

Relato de Experiência
Escola: Mariana da Silva Oliveira
Professoras: Glória Brito 
Colaboradora: Maria Elígina S. S. Oliveira
Série: 2º Ano

No decorrer do ano letivo realizamos diversas atividades interessantes. Uma delas, por exemplo, é a seqüência “Estudando Invenções e Textos”, que possibilita um contato freqüente e significativo com textos expositivos e trata de um assunto que desperta o interesse e a curiosidade dos alunos em saber um tema novo. A atividade tem o fim de engajá-los no trabalho proposto e de organizar apresentações orais com as crianças.
Iniciamos a atividade com diversificadas modalidades de leituras: leitura pela professora, coletivas, em duplas e individuais com ajuda da professora. Em seguida destacamos algumas informações relevantes bem como as questões que não compreenderam.
O próximo passo foi fazer uma lista das curiosidades e invenções que gostariam de conhecer. Fizemos a socialização da lista no quadro e foi solicitado que cada aluno escolhesse uma das curiosidades que mais lhe chamou a atenção para pesquisar em casa. Os resultados das pesquisas realizadas em casa foram socializados entre a turma. Em seguida utilizamos o UCA para pesquisa na internet. Os alunos demonstraram empolgação ao desenvolver a atividade com a mediação da professora e a colaboração dos colegas. A pesquisa foi muito interessante, pois eles puderam construir um conhecimento novo e visualizar as imagens.
Posso garantir que houve avanços na aprendizagem com a utilização do UCA. Uma das principais metodologias aplicadas é a pesquisa científica que possibilita ao aluno a descoberta do conhecimento de forma mais criativa e autônoma. Alguns deles ainda apresentam dificuldades para acessar a internet, mas esse é mais um desafio que tem sido superado.





.

sábado, 5 de novembro de 2011

Minicurso Metasys Sem Mistérios


Olá:-)
Bem-vindo ao espaço do Minicurso Metaysys sem mistérios.
O nosso objetivo é:
ü  Apresentar a operacionalização do laptop educacional do ProUCA, contextualizada em atividades curriculares, com abordagem do sistema operacional e aplicativos de edição de textos e de apresentações do KOffice;
ü  Promover reflexão sobre a utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação na rede pública escolar. 

  Acesse aqui links com material sobre o ProUCA como manuais, dicas de como resolver problemas técnicos e informaçõessobre a implementação do ProUCA no Acre.

Site da Unicamp - tutoriais

Opção 1