PROJETO
RECICLANDO VIDAS
Professor: Eder Luiz Reis da Silva
Escola: Mariana da Silva Oliveira
Disciplina: Ciências Naturais
Turma/classe: 4º ano
Duração prevista para o projeto: dois
meses
1.
Tema
Conservando o
meio ambiente de forma consciente.
2.
Disciplinas
Ciências Naturais
3.
Objetivos
- Identificar hábitos e atitudes das famílias,
referentes à coleta seletiva do lixo;
- Aprender a separar o lixo a partir de atitudes
simples no cotidiano;
- Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do
lixo para o meio ambiente;
- Produzir e divulgar cartazes para conscientizar
toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo
para o meio ambiente;
- Utilizar os recursos existentes no laptop do
Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da
aula.
·
Utilizar o espaço da “rodinha” para motivar os
alunos, para isso organize-os em um círculo e afaste as carteiras da sala de
aula. Assistir a um vídeo com a turma, utilizando os laptops do Projeto UCA
conectado à internet, acessando o site:
·
Após a exibição do vídeo, converse com os alunos
sobre o conhecimento deles sobre reduzir, reciclar e reutilizar.
·
Propor uma pesquisa na internet de um texto
informativo, acessando o site:
Pois, agora são os quatro R: reduzir; reutilizar; reciclar e repensar.
·
Em seguida, organize os alunos em grupos e
oriente-os a construírem uma lista com atitudes que podem salvar o planeta.
·
Em seguida, utilizando a imaginação dos alunos
proponha que ilustrem essas atitudes.
·
Propor que realizem a atividade utilizando o
programa Tux Paint, seguindo os
seguintes passos: (Metasys >
Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluídos
os desenhos, imprima-os e exponha no mural da sala de aula.
·
Apresentar de forma criativa o cartaz “Conheça
os materiais recicláveis”, acessando o site:
·
Logo após, explore as informações contidas no
cartaz fazendo uma leitura dos tipos de materiais que colocamos em cada latão.
·
Depois dessa conversa, acesse o site sugerido,
para que assistam ao vídeo “É tempo de Reciclar”:
·
Organizar com os alunos um roteiro de perguntas
para a realização de uma entrevista com os seus pais e familiares. Segue abaixo
o modelo:
Nome do
entrevistado:___________________
Grau de
parentesco:_____________________
1 - Em sua
casa são reutilizados alimentos e embalagens? Como?
2 - Por que é
importante reduzir o uso de produtos descartáveis no nosso dia a dia?
3 - O que você
faz para reduzir o lixo em sua casa?
4 - Você sabe
o que acontece com o lixo recolhido em sua casa? Será que ele é reaproveitado
de alguma forma?
5 - Quais
atitudes você pode adotar com o seu lixo em sua casa, para ajudar a preservar o
meio ambiente?
6 - Em sua
casa é feita a separação do lixo reciclável? Como?
7 - Os quatro
R são: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Existe algum “R” que você
acrescentaria? Qual?
8 - O que você
diria para convencer uma pessoa que não tem o costume de separar o lixo
doméstico a mudar de atitude?
·
Utilizar o espaço da “rodinha” para que os
alunos se sintam à vontade para socializarem as entrevistas dos seus
familiares. Em seguida, conversar com os mesmos, sobre as atitudes dos seus
familiares com relação ao lixo produzido em suas casas.
·
Pesquisar sobre quais os materiais podem ser
reciclados. Para isso, devem utilizar os sites:
·
Orientar os alunos para que em pequenos grupos,
elaborem cartazes para a conscientização dos colegas, sobre o tempo que dura à
decomposição de alguns materiais na natureza.
·
Para isso acesse o site:
5.
Atitudes
·
Reduzir;
reutilizar; reciclar e repensar o lixo;
·
Conscientização de como agir para preservar o
meio ambiente;
·
Separação seletiva do lixo.
6.
Resultados
O projeto foi executado com êxito uma vez que os alunos conseguiram
desenvolver as ações propostas de fora satisfatórias.
7.
Anexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário