terça-feira, 13 de dezembro de 2011


PROJETO RECICLANDO VIDAS

Professor: Eder Luiz Reis da Silva

Escola: Mariana da Silva Oliveira

Disciplina: Ciências Naturais

Turma/classe: 4º ano

Duração prevista para o projeto: dois meses


1.      Tema

Conservando o meio ambiente de forma consciente.

2.      Disciplinas

Ciências Naturais

3.      Objetivos

  • Identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo;
  • Aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano;
  • Reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;
  • Produzir e divulgar cartazes para conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
4.      Ações

·         Utilizar o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo e afaste as carteiras da sala de aula. Assistir a um vídeo com a turma, utilizando os laptops do Projeto UCA conectado à internet, acessando o site:


·         Após a exibição do vídeo, converse com os alunos sobre o conhecimento deles sobre reduzir, reciclar e reutilizar.

·         Propor uma pesquisa na internet de um texto informativo, acessando o site:


Pois, agora são os quatro R: reduzir; reutilizar; reciclar e repensar.

·         Em seguida, organize os alunos em grupos e oriente-os a construírem uma lista com atitudes que podem salvar o planeta.

·         Em seguida, utilizando a imaginação dos alunos proponha que ilustrem essas atitudes.

·         Propor que realizem a atividade utilizando o programa Tux Paint, seguindo os seguintes passos: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Concluídos os desenhos, imprima-os e exponha no mural da sala de aula.

·         Apresentar de forma criativa o cartaz “Conheça os materiais recicláveis”, acessando o site:


·         Logo após, explore as informações contidas no cartaz fazendo uma leitura dos tipos de materiais que colocamos em cada latão.

·         Depois dessa conversa, acesse o site sugerido, para que assistam ao vídeo “É tempo de Reciclar”:


·         Organizar com os alunos um roteiro de perguntas para a realização de uma entrevista com os seus pais e familiares. Segue abaixo o modelo:

Nome do entrevistado:___________________

Grau de parentesco:_____________________

1 - Em sua casa são reutilizados alimentos e embalagens? Como?

2 - Por que é importante reduzir o uso de produtos descartáveis no nosso dia a dia?

3 - O que você faz para reduzir o lixo em sua casa?

4 - Você sabe o que acontece com o lixo recolhido em sua casa? Será que ele é reaproveitado de alguma forma?

5 - Quais atitudes você pode adotar com o seu lixo em sua casa, para ajudar a preservar o meio ambiente?

6 - Em sua casa é feita a separação do lixo reciclável? Como?

7 - Os quatro R são: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Existe algum “R” que você acrescentaria? Qual?

8 - O que você diria para convencer uma pessoa que não tem o costume de separar o lixo doméstico a mudar de atitude?

·         Utilizar o espaço da “rodinha” para que os alunos se sintam à vontade para socializarem as entrevistas dos seus familiares. Em seguida, conversar com os mesmos, sobre as atitudes dos seus familiares com relação ao lixo produzido em suas casas.

·         Pesquisar sobre quais os materiais podem ser reciclados. Para isso, devem utilizar os sites:





·         Orientar os alunos para que em pequenos grupos, elaborem cartazes para a conscientização dos colegas, sobre o tempo que dura à decomposição de alguns materiais na natureza.

·         Para isso acesse o site:



5.      Atitudes

·         Reduzir; reutilizar; reciclar e repensar o lixo;

·         Conscientização de como agir para preservar o meio ambiente;

·         Separação seletiva do lixo.

6.      Resultados

O projeto foi executado com êxito uma vez que os alunos conseguiram desenvolver as ações propostas de fora satisfatórias.

7.      Anexo





Nenhum comentário:

Postar um comentário