sábado, 12 de novembro de 2011

Apresentação no Simpósio - UFAC

Caros colegas,

Ontem, sexta-feira, eu (Lucilene Acácio) e Lucilene Amorim apresentamos o nosso Artigo no Simpósio da UFAC. O Artigo tem como título O impacto das tecnologias digitais na formação continuada do professor. O que nos impulsionou a escrever esse artigo foi a nossa convivência com vocês (professores da Escola Mariana da Silva Oliveira). Ouvindo as dúvidas, as angústias, os medos, as incertezas e também as soluções e buscas de acertos de cada um, mobilizadas pela certeza que temos do sucesso de cada um de vocês.
Para sistematizar e ter elementos organizados para escrever fizemos uma pequena entrevista que foi respondida por um número significativo de colegas e que deu subsídio para nosso trabalho. Aliás, queremos aqui agradecer de forma muito especial aos professores que mesmo extremamente atarefados dedicaram uma tempo precioso para responder ao instrumento, vai o nosso MUITO OBRIGADA!
Então, voltando ao artigo: no artigo discutimos esses medos, angústias e incertezas, mas também as soluções que cada um está encontrando para aprender a aprender e construir seu modelo de trabalhar com o laptop na sala de aula, de acordo com as suas necessidades e conhecimentos disponíveis.
Apontamos alguns aspectos importantes como o investimento na formação continuada e a necessidade de tomarmos conhecimento das nossas necessidades de aprendizagens. Somos desafiados a ensinar de um jeito que não aprendemos, não fomos alunos nesse contexto de tecnologias, somos imigrantes digitais (PRENSKY) ou refugiados digitais(esse aprendi no Simpósio, não está no texto ainda rsrs).
Daí termos um grande desafio, mas ao mesmo tempo, é muito sabermos que podemos aprender sempre! Em breve disponibilizaremos nosso texto, se tiver oportunidade poderemos apresentar pra todos vocês, da mesma forma que fizemos no simpósio. Estamos a disposição!

Um grande abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário