Animais em extinção
Professores: Maria da Glória, Valtília, Wirla e Maria Elígena
Escola: Mariana da Silva Oliveira
Disciplinas: português, matemática, ciências, história e geografia.
Série: 2º ano turmas: 103, 104, 302 e 303
Duração: Aproximadamente, quatro semanas
TEMA:
Animais em extinção
DISCIPLINAS:
Português, matemática, ciências, história e geografia
OBJETIVOS:
◦ Obter informações sobre os animais em extinção, a partir da leitura de texto e pesquisas na internet;
◦ Ouvir a leitura frequente de textos expositivos feita pelo professor para identificar informações relacionadas a um tema tratado.
◦ Antecipar informações a partir do título de um texto e elaborar hipóteses sobre o assunto.
◦ Desenvolver comportamentos relacionados à leitura direcionada para o estudo de um tema: ler, reler, grifar trechos importantes e anotar informações relevantes.
◦ Ampliar seus conhecimentos sobre a linguagem dos textos de divulgação científica.
◦ Aprender a selecionar informações relevantes em um texto.
◦ Reapresentar informações provenientes dos textos estudados, recorrendo a consultas de anotações pessoais.
◦ Reler um fragmento já lido para verificar se compreendeu corretamente.
◦ Discutir com outros leitores, sob orientação do professor, as interpretações geradas por uma leitura.
AÇÕES:
• Ouvir com os alunos a música “Mico-Leão-Dourado” do CD “Brasileirinhos – músicas para os bichos do Brasil”, de Paulo Bira.
• Despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelo tema dos animais que fazem parte da fauna brasileira.
• Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o mico-leão-dourado e sua relação com a fauna brasileira.
• Propor que os alunos realizem uma pesquisa na internet sobre o tema estudado, observando as informações desconhecidas sobre o assunto tratado.
• Ler o texto em voz alta e solicitar que os alunos acompanhem, verificando se há outras informações que ainda necessitam ser grifadas.
• Apresentar, caso haja na biblioteca da escola, livros que contemplem informações sobre a temática dos animais.
• Informar aos alunos que a preocupação com a preservação da vida dos animais tem levado muitas pessoas (ecologistas, pesquisadores, escritores, músicos) a escreverem sobre isso com a intenção de conscientizar a população, de alguma maneira, sobre a responsabilidade de todos nessa causa. ( usar o UCA para fazer as anotações )
• Partir desse contexto para dizer que essa é também uma preocupação da própria escola e para tanto foi pensando que seria muito importante o aluno pesquisarem, estudarem e conhecerem mais sobre o assunto para então, ajudar a defender essa causa: a importância de se preservar a vida dos animais.
• Apresentar para os alunos, em uma cartolina ou papel madeira, os objetivos e etapas da sequência de atividades “Animais em extinção” e em seguida pedir para que registrem no netbook.
• Informá-los que, ao final da sequência, irão produzir um mural na escola a fim de compartilhar com outras pessoas, informações importantes sobre os animais da fauna brasileira que correm o risco de desaparecer.
ATITUDES:
• Encaminhar com os alunos a leitura do texto em duplas, para que façam anotações no netbook que considerarem mais importantes para a confecção do mural sobre os animais em extinção.
• Socializar as informações selecionadas pelos alunos, com as devidas justificativas e registrá-las no UCA e no papel madeira.
• Reler o texto para os alunos para que verifiquem se fizeram todas as anotações necessárias, compreendendo que este também é um importante procedimento de estudo.
• Retomar com os alunos o conjunto de informações produzido na aula anterior a partir da leitura do texto: “Para saber mais: a maior extinção da história da terra”.
• Orientar os alunos para que identifiquem o problema da extinção como o assunto principal do texto e levantar os seguintes questionamentos: O que quer dizer a palavra “extinção”? Onde vocês já ouviram ou leram essa palavra? Por que tantas espécies estão em extinção? Qual tipo de extinção os programas na TV, revistas, jornais, nos apresentam normalmente?
• Após dialogar com os alunos, solicitar que elaborem uma lista dos animais que possivelmente estejam correndo o risco de extinção. ( usar o UCA )
• Registrar a lista em um cartaz e deixar fixado na parede ou mural da sala.
• Ler para os alunos o texto “Lista dos animais em extinção no Brasil” do site: http://www.alienado.net/lista-dos-animais-em-extincao-no-brasil/.
• Solicitar que verifiquem se, a partir da leitura do texto, é necessária alguma alteração na lista dos animais que correm risco de serem extintos: se consideram importante acrescentar, retirar ou substituir alguns dos nomes levantados previamente.
• Elaborar, coletivamente, um roteiro sobre quais informações seria importante investigar a respeito desses animais em extinção.
• Informar que farão a leitura de mais um texto que traz informações sobre o problema dos animais que sofrem riscos de extinção no Brasil.
• Dizer que, dessa vez, a leitura será feita em conjunto, de modo colaborativo.
• Disponibilizar uma cópia do texto para cada aluno.
• Explicar para os alunos que farão a leitura por parágrafos, sublinhando com um marcador grifa-texto, caneta ou lápis de cor, as informações relevantes e aquelas que possam gerar dúvidas.
• Durante a leitura, orientar os alunos para que exponham suas dúvidas e peçam ajuda também dos colegas do grupo para esclarecê-las, apoiando-se no texto.
• Propor que, em duplas, elaborem um resumo apoiando-se nas informações grifadas em cada parágrafo.
• Possibilitar que cada dupla leia o resumo elaborado.
• Disponibilizar para cada dupla um texto informativo sobre um determinado animal em extinção para que possam realizar uma leitura a fim de ampliar seus conhecimentos sobre cada animal.
• Apresentar o modelo de ficha informativa que deverá ser preenchida por cada dupla, a partir da leitura do texto.
• Informar que essa ficha irá compor um mural informativo sobre animais em extinção com o objetivo de disponibilizar para outras pessoas da escola, informações sobre o assunto.
• Ao finalizar, solicitar que releiam novamente a ficha preenchida a fim de checar todas as informações ali registradas.
• Auxiliar as duplas na revisão do texto de modo que seja possível sua publicação no mural da escola.
• Produzir com o grupo de alunos, o mural informativo divulgando as fichas informativas preenchidas.
RESULTADOS:
Em outras situações, os alunos não manuseavam computadores para a pesquisa na escola e assim não se via o esforço dos mesmos, o desempenho e o desenrolar do projeto. Com o uso do netbook na sala de aula eles sentem mais prazer na realização das atividades e podem até descobrir novas informações. Eles poderam assistir alguns vídeos com os animais e seu habitat e conhecer outros animais que não tinham visto ainda. Nossas expectativas foram atingidas, pois acima de tudo vimos o brilho nos olhos dos alunos no desenvolvimento das atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário