ProUCA/AC


A adesão do Estado ao Programa se deu através do Acordo de Cooperação Técnica Nº 70 de 07/2010 entre Ministério de Educação/ Secretaria de Educação a Distância e Governo do Estado do Acre/Secretaria de Estado de Educação. Seguindo as determinações constantes na Cláusula Quarta – Dos Compromissos da SEE, consta no item j, a efetivação de parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES), preferencialmente as da região onde a escola está localizada, para apoio às ações de formação, acompanhamento e avaliação do uso dos computadores portáteis pela comunidade educacional, e também com outras instituições públicas e privadas para implementação do Projeto; no Estado a opção recaiu sobre a Universidade Federal do Acre, através do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância – NIEAD/UFAC, na equipe liderada pela responsável local do Programa Mídias na Educação. Assim, a gestão da formação será compartilhada pela Secretaria de Estado de Educação, através da Coordenação Estadual do ProInfo/Coordenação Estadual do Programa UCA com Universidade Federal do Acre – UFAC, através da Pro-Reitoria de Extensão/Núcleo de Interiorização e Educação a Distância -  NIEAD/Programa Mídias na Educação.  
A formação tem como base as determinações do Proinfo Integrado e foi dividida entre 8 (oito) instituições do país: UFC, UFPE/UFS, PUC-MG, UFRJ, PUC-SP, USP, UNICAMP e UFRGS. Na região Norte, os estados do Pará, Rondônia e Acre estão sob a coordenação como IES global da UNICAMP. Como IES local está a UFAC, assim, a UNICAMP provê a formação para a UFAC que forma a equipe do NTE que, por sua vez, faz a formação de professores e gestores das escolas.
O curso acontecerá em etapas presenciais e a distância na plataforma eproinfo e terá os seguintes módulos:
Módulo 1
Apropriação Tecnológica
40h
Módulo 2
Web 2.0
30h
Módulo 3a
Formação de Professores
40h
Módulo 3b
Formação de Gestores
Módulo 4
Elaboração de Projetos
40h
Módulo 5
Sistematização da formação na escola
30h
Total
180h
 A operacionalização do Programa no Estado está estruturada no Plano de Ação e Plano de Trabalho Anual em anexo. O PTA tem período de execução de set/2010 a out/2011 e valor total de 42.460,00. O financiamento é do FNDE, que custeia o pagamento de bolsas para a equipe local. A equipe UCA-Acre está composta por 3 integrantes da UFAC: 1 Coordenadora, 1 Vice-Coordenadora, 1 pesquisadora; pela SEE 9 a coordenadora estadual,  formadores, 1 pesquisadora e 5 tutores.