segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Relato de Experiência

Relato de Experiência
Escola: Mariana da Silva Oliveira
Professoras: Glória Brito 
Colaboradora: Maria Elígina S. S. Oliveira
Série: 2º Ano

No decorrer do ano letivo realizamos diversas atividades interessantes. Uma delas, por exemplo, é a seqüência “Estudando Invenções e Textos”, que possibilita um contato freqüente e significativo com textos expositivos e trata de um assunto que desperta o interesse e a curiosidade dos alunos em saber um tema novo. A atividade tem o fim de engajá-los no trabalho proposto e de organizar apresentações orais com as crianças.
Iniciamos a atividade com diversificadas modalidades de leituras: leitura pela professora, coletivas, em duplas e individuais com ajuda da professora. Em seguida destacamos algumas informações relevantes bem como as questões que não compreenderam.
O próximo passo foi fazer uma lista das curiosidades e invenções que gostariam de conhecer. Fizemos a socialização da lista no quadro e foi solicitado que cada aluno escolhesse uma das curiosidades que mais lhe chamou a atenção para pesquisar em casa. Os resultados das pesquisas realizadas em casa foram socializados entre a turma. Em seguida utilizamos o UCA para pesquisa na internet. Os alunos demonstraram empolgação ao desenvolver a atividade com a mediação da professora e a colaboração dos colegas. A pesquisa foi muito interessante, pois eles puderam construir um conhecimento novo e visualizar as imagens.
Posso garantir que houve avanços na aprendizagem com a utilização do UCA. Uma das principais metodologias aplicadas é a pesquisa científica que possibilita ao aluno a descoberta do conhecimento de forma mais criativa e autônoma. Alguns deles ainda apresentam dificuldades para acessar a internet, mas esse é mais um desafio que tem sido superado.





.

2 comentários:

  1. Olá, Glória e turma do 2º ano!

    Que bacana ver essas carinhas tão concentradas e aprendendo coisas novas. O uso do laptop é um desafio para o professor, mas também é sedutor. Como diz Moran (2000) "cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos tecnológicos". Trata-se portanto de uma descoberta e construção diária. PARABÉNS, Prof. Glória!
    Abs,
    Lucilene

    ResponderExcluir
  2. Olá Glória,
    Parabéns! É muito gratificante ver como vocês estão dando conta do recado...e bem direitinho...talvez vocês ainda não se deram conta, mas cada vez que registram o trabalho realizado, nós podemos ver estampado na carianha de cada um envolvido a satisfação em trabalhar com algo que para eles é bem significativo.
    Bjs

    ResponderExcluir