terça-feira, 18 de outubro de 2011

Relato de experiência

Olá!






Atualmente estou trabalhando no apoio pedagógico que a escola Mariana oferece aos alunos que estão com dificuldade na leitura e na escrita. Além de trabalhar com material didático, também utilizo os laptops nas aulas de reforço, os mesmo tem motivado os alunos a se envolverem mais nas atividades, eles percebem que é uma forma diferente de aprender. Então, o resultado nas avaliações tem sido significante. Trabalhar com os computadores é um grande desafio para mim, porque tenho que buscar conhecimentos para fazer uso dessas tecnologias interativas que estão dentro das escolas, principalmente onde eu trabalho. Essa ferramenta tem contribuído no ensino à aprendizagem, no comportamento, na socialização dos alunos, tem aguçado suas imaginações dentro dessa nova concepção de construção do conhecimento de forma dinâmica e atrativa. Quando foi implementado o Programa UCA, algumas pessoas achavam que os alunos a partir desse momento não iriam mais pegar em caderno, lápis, caneta, só no computador. No entanto, podemos trabalhar com todos esses subsídios, só depende planejar os conteúdos a serem trabalhados. Também ajudo minhas colegas na sala de aula, quando é  necessário.


Abraço: Auxiliadora

4 comentários:

  1. Olá Professora,
    Esse depoimento me deixou emocionada, você está contribuindo de forma significativa para o aprendizado dos seus alunos. Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Auxiliadora, muito bacana sua atuação com os alunos. A descoberta das possibilidades de utilização das tecnologias disponveis na escola é grandioso para sua vida pessoal e profissional. Precisamos trazer para a escola as linguagens que nossos alunos utilizam no dia a dia.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi Auxiliadora,

    Que bacana! Você e seus alunos em pleno processo de aprendizagem! E você tem toda razão: os materiais didáticos podem e devem ser usados conjuntamente; cada um pode ter um papel diferente no processo de aprendizado dos alunos e é muito difícil saber como cada um contribui de forma particular para cada criança. Nas fotos que você colocou, por exemplo, talvez algumas crinças façam uma leitura das figuras; outras já saibam soletrar os nomes dos animais e outras, ainda, embora conheçam o abedecário, ainda não sabem como parear a fala com a escrita. A diversidade de contextos de escrita e leitura aliada à diversidade de materiais pode produzir bons resultados! Parabéns e conte sempre prá gente como as coisas estão caminhando! Abraço,

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Olá professora Auxiliadora!

    Parabéns!
    Uma das formas de incluirmos o uso do computador em sala de aula é não ter medo e começar a utilizar sem abrir mão das outras tecnologias que temos disponíveis como a senhora o fez.

    ResponderExcluir