terça-feira, 29 de novembro de 2011

Encerrando as atividades do Módulo 3b - Gestores





Nos dias 22 e 23 de novembro,  formadora,  equipe gestora e professores da escola Mariana de Oliveira se reuniram, com o objetivo de encerrar mais uma etapa do curso Formação Brasil Acre - UCA, concluímos as atividades do módulo 3 - parte "b" (Gestores).







Relato Experiências

Escola Mariana da Silva Oliveira
Professora: Cecília Monteiro de Araújo
Série: 3º ano – turma: 105 – manhã
Aula de Ciências: Os órgãos dos sentidos


Durante o 3º bimestre, na disciplina de ciências, dentre os vários conteúdos propostos, estudamos também os órgãos dos sentidos. Ao final deste conteúdo fizemos em sala de aula o uso dos laptops educacionais para realizarmos pesquisas na internet de curiosidades sobre o conteúdo abordado. Os alunos pesquisaram também imagens dos órgãos dos sentidos.
Tivemos problemas de conexão com a internet, por isso, alguns alunos não conseguiram acessar e tiveram que se juntar com outros colegas para realizar a atividade. Contudo, a participação na aula foi positiva, já que os alunos se mostraram envolvidos e empenhados nas tarefas. O uso do laptop para acessar e realizar pesquisas na internet tem sido um recurso de grande ajuda. Para uma aprendizagem mais satisfatória. Pretendo continuar utilizando e aperfeiçoando minha prática de ensino com essas tecnologias.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Relato de Experiências

Relato de Experiências

Olá Pessoal,



Estou na escola Mariana da Silva Oliveira, desde Abril de 2010. E assumi a coordenação pedagógica, no mês de agosto de 2011. Desde então, tive que conduzir, analisar e auxiliar nos trabalhos com o projeto UCA. Desde então, pude perceber, o quanto os professores estão aptos a transformação, partindo do ponto de vista de que não estamos prontos e acabados, e sim em transformação. O mais interessante é que me surpreendi com a capacidade de aprendizagem e interesse de alguns professores, em especial a professora Valtília, a qual não mediu esforços para dar conta das atividades propostas pela nossa tutora Lucilene Amorim.
Temos que estar sempre disponíveis a aprender, preparados para a transformação que ocorre ao ambiente que nos cerca, e junto com esta transformação seja ela, social, econômica ou digital, nós professores temos a missão de avançar juntos, buscar a aprender, para poder chegar até aos nossos alunos.
No mundo globalizado em que vivemos, disputamos a atenção dos alunos, com a tv, o computador, o celular (que a cada dia está mais equipado), vídeo games, dentre outros. E porque não utilizarmos destas tecnologias para promover a aprendizagem?
Logo para que isto aconteça, nós professores, que nascemos em uma outra situação social-global, temos que buscar, pois existe esta necessidade. Além de fazermos a utilização das TICs, temos a missão de inserir nossos alunos neste contexto, onde só avança quem tem domínio das tecnologias.
A maioria dos professores, apesar da falta tempo, está buscando se interar neste processo, porém, a maioria não é o suficiente, o nosso desejo é de que todos possam participar desta transformação, para que caminhemos todos juntos e com o mesmo foco que é a melhoria na qualidade da educação.


Abraço a todos!


Elivan Dias

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Relato de experiência



Sou Valtília Gomes, trabalho na Escola Mariana da Silva Oliveira, com alunos do segundo  ano do Ciclo Inicial, de 07 a 09 anos. Como já havia trabalhado com a turma textos instrucionais- receita culinária, resolvi  fazer uma revisão do texto salada de frutas, com objetivo de enfocar as quantidades dos ingredientes que usariam na salada. Então, além, de digitarem o texto, eles trabalharam com quantidades/ medidas, no momento em que estavam escrevendo 24 laranjas, 5 mamões, 5 abacates..., como mediadora, desafiava a turma com minha indagações: será que não são muitas laranjas? E quantas dezenas vale este  número? E quantas dúzias? Percebo que tanto os alunos, quanto eu estamos aprendendo trabalhar com o laptop. Ele  é uma ferramenta que contribui na a aprendizagem dos alunos, deixando os mais motivados a participarem das aulas. Foi um desafio para mim, e ao mesmo tempo uma satisfação em cumprir com mais uma atividade planejada  e executada com os laptops.

Abraço: Valtília

sábado, 12 de novembro de 2011

Apresentação no Simpósio - UFAC

Caros colegas,

Ontem, sexta-feira, eu (Lucilene Acácio) e Lucilene Amorim apresentamos o nosso Artigo no Simpósio da UFAC. O Artigo tem como título O impacto das tecnologias digitais na formação continuada do professor. O que nos impulsionou a escrever esse artigo foi a nossa convivência com vocês (professores da Escola Mariana da Silva Oliveira). Ouvindo as dúvidas, as angústias, os medos, as incertezas e também as soluções e buscas de acertos de cada um, mobilizadas pela certeza que temos do sucesso de cada um de vocês.
Para sistematizar e ter elementos organizados para escrever fizemos uma pequena entrevista que foi respondida por um número significativo de colegas e que deu subsídio para nosso trabalho. Aliás, queremos aqui agradecer de forma muito especial aos professores que mesmo extremamente atarefados dedicaram uma tempo precioso para responder ao instrumento, vai o nosso MUITO OBRIGADA!
Então, voltando ao artigo: no artigo discutimos esses medos, angústias e incertezas, mas também as soluções que cada um está encontrando para aprender a aprender e construir seu modelo de trabalhar com o laptop na sala de aula, de acordo com as suas necessidades e conhecimentos disponíveis.
Apontamos alguns aspectos importantes como o investimento na formação continuada e a necessidade de tomarmos conhecimento das nossas necessidades de aprendizagens. Somos desafiados a ensinar de um jeito que não aprendemos, não fomos alunos nesse contexto de tecnologias, somos imigrantes digitais (PRENSKY) ou refugiados digitais(esse aprendi no Simpósio, não está no texto ainda rsrs).
Daí termos um grande desafio, mas ao mesmo tempo, é muito sabermos que podemos aprender sempre! Em breve disponibilizaremos nosso texto, se tiver oportunidade poderemos apresentar pra todos vocês, da mesma forma que fizemos no simpósio. Estamos a disposição!

Um grande abraço a todos!


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mapa Conceitual - Projetos de Aprendizagens - PAs

Este mapa conceitual foi elaborado a partir do texto, Projetos de Aprendizagens, disponível no ambiente colaborativo de aprendizagens da plataforma e-proinfo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Relato de Experiência

Relato de Experiência
Escola: Mariana da Silva Oliveira
Professoras: Glória Brito 
Colaboradora: Maria Elígina S. S. Oliveira
Série: 2º Ano

No decorrer do ano letivo realizamos diversas atividades interessantes. Uma delas, por exemplo, é a seqüência “Estudando Invenções e Textos”, que possibilita um contato freqüente e significativo com textos expositivos e trata de um assunto que desperta o interesse e a curiosidade dos alunos em saber um tema novo. A atividade tem o fim de engajá-los no trabalho proposto e de organizar apresentações orais com as crianças.
Iniciamos a atividade com diversificadas modalidades de leituras: leitura pela professora, coletivas, em duplas e individuais com ajuda da professora. Em seguida destacamos algumas informações relevantes bem como as questões que não compreenderam.
O próximo passo foi fazer uma lista das curiosidades e invenções que gostariam de conhecer. Fizemos a socialização da lista no quadro e foi solicitado que cada aluno escolhesse uma das curiosidades que mais lhe chamou a atenção para pesquisar em casa. Os resultados das pesquisas realizadas em casa foram socializados entre a turma. Em seguida utilizamos o UCA para pesquisa na internet. Os alunos demonstraram empolgação ao desenvolver a atividade com a mediação da professora e a colaboração dos colegas. A pesquisa foi muito interessante, pois eles puderam construir um conhecimento novo e visualizar as imagens.
Posso garantir que houve avanços na aprendizagem com a utilização do UCA. Uma das principais metodologias aplicadas é a pesquisa científica que possibilita ao aluno a descoberta do conhecimento de forma mais criativa e autônoma. Alguns deles ainda apresentam dificuldades para acessar a internet, mas esse é mais um desafio que tem sido superado.





.

sábado, 5 de novembro de 2011

Minicurso Metasys Sem Mistérios


Olá:-)
Bem-vindo ao espaço do Minicurso Metaysys sem mistérios.
O nosso objetivo é:
ü  Apresentar a operacionalização do laptop educacional do ProUCA, contextualizada em atividades curriculares, com abordagem do sistema operacional e aplicativos de edição de textos e de apresentações do KOffice;
ü  Promover reflexão sobre a utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação na rede pública escolar. 

  Acesse aqui links com material sobre o ProUCA como manuais, dicas de como resolver problemas técnicos e informaçõessobre a implementação do ProUCA no Acre.

Site da Unicamp - tutoriais

Opção 1