sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Oficina de Estudos Étnicos Raciais e TIC

A formadora Naderge Nascimento do NTE Rio Branco e Nelson Junior da UFAC, estiveram dia 16 de outubro, no município de Sena Madureira, com o objetivo de discutir atividades pedagógicas com o uso de ferramentas digitais para integrar os estudos étnicos raciais na rotina das turmas de 1º ao 5º ano da e Escola Municipal Euclides Feitoza Cavalcante, onde participaram professores e gestores da referida escola. Além de participação na oficina gestores, professores e alunos responderam questionários e deram entrevistas para a pesquisa do CNPq.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NAVIO NEGREIRO



 Vídeo da música apresentada na Oficina Étinico Racial e TICs, na escola Mariana.

Lição do dia!!!

 O QUE FAZ O BALÃO SUBIR?
 
Era uma vez um velho homem que vendia balões numa festa.
Para atrair compradores, o homem deixou um balão vermelho soltar-se e elevar-se nos ares.
Estava ali perto um menino.
Estava observando o vendedor e, é claro apreciando os balões.
Depois de ter soltado o balão vermelho, o homem soltou um azul, depois um amarelo e finalmente um branco.
Todos foram subindo até sumirem de vista.
O menino, de olhar atento, seguia a cada um.
Ficava imaginando mil coisas…
Uma coisa o aborrecia, o homem não soltava o balão preto.
Então aproximou-se do vendedor e lhe perguntou:
- Moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?
O vendedor de balões sorriu compreensivamente para o menino, arrebentou a linha que prendia o balão preto e enquanto ele se elevava nos ares disse:
- Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir.
A diferença da nossa vida não está na aparência e sim no conteúdo.
(Autor Desconhecido)


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Roteiro das atividades na Oficina Étnico racial e TIC



“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” 
Nelson Mandela
Oficina étnico racial e TIC:
Escola Mariana da Silva Oliveira
Objetivo:
Discutir propostas de atividades pedagógicas com uso de ferramentas digitais para integrá-las nos Estudos étnicos raciais para a rotina das turmas de 1º ao 5º ano da escola Mariana de Oliveira.
Carga horária: 3h
Roteiro das atividades e recursos (projetor multimídia, editor de desenho Tuxpaint, Powerpoint, Google Imagens, Site Mapas para colorir, DVD A Cor da Cultura, Google tradutor, Dicionário Online Priberam, Editor de texto - Kword, Editor de planilha eletrônica – Kspread, blog da formação - http://ucaprofessoresmariana.blogspot.com.br):
ü  Após cumprimentos e apresentações (destaque para a equipe especializada), apresentar a proposta da oficina;
ü  1 – Propor debates sobre os preconceitos existentes no imaginário coletivo sobre a África, a partir da atividade com o mapa no TuxPaint; - Lucilene;
ü  2 – Música 1 – Exibir o videoclipe da Loirinha Bombril, exploração de vocabulário, busca em dicionários, tradutores, interpretação e paródia; leitura compartilhada; usar o mapa do Brasil para colorir as regiões em acordo com a leitura da letra da música; apresentar para a turma o mapa do Brasil com legendas/caricaturas e propor que a turma observe a 2º estrofe da letra da música Lourinha Bombril e a partir deste verso identifique no mapa a origem das mulheres que o autor cita; a música trata subjetivamente da miscigenação de cultura, raça...Pedir que a turma, utilizando a ferramenta digital, idealize a Loirinha Bombril (meninas NTE). – Gleice;
ü  3 – Comentar sobre a poesia clássica Navio Negreiro de Castro Alves com informações do contexto histórico e breve biografia, exibir o comentário do slide, tocar a música  Navio Negreiro (Rodolfo Minari) e interpretação da letra; mostrar o comentário do autor da música; propor a criação de uma poesia sobre os negros no editor de texto Kword - Docarmo;
ü  4 – Aplicar o teste com 3 professores voluntários (que boneca é bonita? Que boneca é legal? Que boneca é má? Que boneca é agradável? Que boneca é feia? Que boneca parece com você?), anotar no quadro o resultado do teste; exibir os vídeos do inglês e CQC com o Teste da boneca; propor encenação dessa vivência com as crianças, fazer a filmagem; elaborar planilha eletrônica com os dados do teste (kspread); - Naderge;fazer roda de conversa sobre as bonecas que trouxeram de casa, confeccionar bonecas negras com material reciclado;
ü  5 – Contação de história digital: A partir da história O cabelo de Lelê – versão em vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=RriQiWMnDXU) e versão do livro (http://issuu.com/lucileneamorim/docs/o_cabelo_de_lel___-_val__ria_bel__m);  interpretação oral, escrita; apresentar o vídeo Nadí, fazer um paralelo com O cabelo de Lelê e provocar reflexões a cerca das duas histórias, enfatizando como isto pode atingir a autoestima, prejudicando o desempenho da criança, inclusive em sala de aula; propor uma comparação positiva, onde a turma perceba que o cabelo diferente não é mais feio ou mais bonito, somente diferente. Depois elaborar um painel com as fotos, imagens com representação de todos(as) da turma; - Gleice/Lu
ü  Lançar um desafio aos professores: Conversar sobre as sugestões e ponderar quais funcionariam em sua turma e como planejar adaptações no forma de Rotina;
Avaliação
ü  Postar no blog as impressões sobre a oficina.
Referências:
Clipe da música Lourinha Bombril. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=i9x38DPKfnE  Acesso em: 21 ago. 2013.
Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais e Para o  Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em http://www.sinpro.org.br/arquivos/afro/diretrizes_relacoes_etnico-raciais.pdf . Acesso em: 21 ago. 2013.
Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Disponível em
O Navio Negreiro. Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/navionegreiro.htm Acesso em: 21 ago. 2013.
Poema navio Negreiro. Disponível em http://www.culturabrasil.pro.br/navionegreiro.htm. Acesso em: 21 ago. 2013.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Oficina étnico racial e TIC

No dia 27 de agosto, a Equipe UCA-SEE e a Equipe Coordenação de Educação para os Direitos Humanos (Relações Étnicos Raciais)  ministram oficina com o objetivo  de discutir propostas de atividades pedagógicas com uso de ferramentas digitais para integrá-las nos Estudos étnicos raciais na rotina das turmas de 1º ao 5º ano da escola Mariana de Oliveira. 


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Encontro de Formação com a Equipe do Núcleo de Tecnologia do Estado - NTE

No grupo de estudos realizado no dia 09 de abril de 2013, contamos com a presença da equipe de formadores do NTE-Acre, Lucilene Amorim, Naderge, Gleice e Maria do Carmo. As formadoras desenvolveram uma oficina de apropriação tecnológica com o uso do UCA, que será aplicada em sala de aula pelos professores, com a temática voltada ao dia das mães.




sexta-feira, 10 de maio de 2013

.Consolidando ações de formação para a sustentabilidade do Projeto UCA na EMEF Mariana da Silva Oliveira


Dando continuidade às ações do Projeto UCA na escola Mariana Oliveira, a equipe UCA-Acre, representada por Naderge Nascimento e Lucilene Amorim participaram no dia 27 de março do primeiro encontro de formação dos professores, referente ao ano letivo de 2013, na qual foram encaminhadas junto aos professores informações pertinentes ao trabalho com o UCA em sala de aula, a agenda para a realização das oficinas pedagógicas e acompanhamento das aulas com o Laptop UCA.













sexta-feira, 3 de maio de 2013

A unidade do "idealismo" e do "materialismo"

                Hegel quando escreveu sobre a unidade e prioridade da consciência estava correto, porém, a forma distorcida como se popularizou suas idéias, inclusive manipulada como ideologia a serviço das falsas religiões e classes poderosas da época; motivou Marx a fazer uma crítica justa ao hegelismo. Marx colocou a filosofia de cabeça para baixo, dizendo que a matéria é a base da vida. Hoje fica claro, que os dois sistemas estão corretos, pois Consciência e matéria, é uma única realidade.
                O equívoco é falar de matéria como objetos separados e idependentes, e incorreto é falar do pensamento como entidade separada. A vida é um Ser, uma Existência, uma Consciência Una, o campo quântico; é o que Você é, é o que Eu Sou quando estamos  nos momentos de harmonia com o todo, nos momento de meditação,  Eu Sou o todo; depois dessa clareza sentimos a compaixão e, passamos a ação transformadora pelo nosso irmão, por nós mesmos, pois Eu e meu semelhante, essencialmente somos Um só.